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Troca de Filtro

Troca de Filtro

O filtro de óleo desempenha um papel fundamental na performance, no rendimento e na manutenção de um veículo. Tem por objetivo filtrar impurezas geradas durante o processo de combustão e impedir a sua entrada e depósito no motor, minimizando danos a curto, médio e longo prazo. Em termos práticos, os filtros de óleo para automóveis não filtram todas as impurezas, apenas as maiores; as mais pequenas que conseguem atravessar mantêm-se suspensas no óleo. Isto é perfeitamente normal.

Quando trocar o filtro

Regra geral, o filtro do óleo deve ser trocado a cada duas mudanças de óleo, ou a cada 7.500 km/ 10.000 km. Contudo, são cada vez mais os fabricantes que recomendam a troca do filtro todas as vezes em que o óleo é mudado. Isto é tão mais verdade nos modelos mais recentes ou novos. No entanto, é bom saber que condições extremas, como percursos curtos, congestionamentos frequentes e pavimentos em mau estado ou não asfaltados aceleram o desgaste e o entupimento do filtro, podendo ser necessário trocá-lo antes de atingidos os critérios acima. De qualquer maneira, deve-se consultar o Livro do Carro para ter certeza.

Sendo um trabalho mecânico relativamente simples, muitos condutores optam por trocar o filtro sem recorrer a ajuda especializada. O fato do preço do filtro de óleo ser acessível não é desculpa para não o trocar: um filtro sujo e ineficaz pode provocar danos avultados no motor e pode ser facilmente substituído.

Como trocar o filtro

Agora que já sabe quando trocar o filtro de óleo, falta saber como trocar o filtro de óleo.

Em primeiro lugar há que imobilizar o carro em ponto morto, travado. Pode-se calçar as rodas para redobrar a segurança. Em seguida, é necessário encontrar os elementos do sistema de filtragem de óleo. Conforme a marca e modelo de carro, estes elementos podem estar localizados em qualquer lado relativamente ao motor, ou seja, podem estar localizados atrás, à frente ou ao seu lado.

Será fácil identificar o filtro por causa das suas lamelas geralmente brancas e azuis que retêm as partículas nefastas, e por causa da sua forma cilíndrica. É importante notar que nem sempre é possível aceder ao filtro diretamente. Em determinados modelos, o filtro assenta num compartimento próprio e encontra-se protegido com uma tampa, que tem de ser retirada antes de iniciar os trabalhos.

Com o acesso desimpedido, pode-se desaparafusar os vedantes e desenroscar o filtro no sentido contrário aos ponteiros do relógio para o desencaixar. Se o filtro resistir em sair ou se perceber que está a colocar demasiada tensão sobre os elementos sem sucesso, talvez seja preciso recorrer a uma ferramenta própria.

Não force demasiado nenhuma peça do automóvel e procure ajuda especializada se tiver dificuldade. Se o filtro sair sem problemas e tiver o novo à mão, há que repetir o processo exatamente inverso. Normalmente, um kit de filtro de óleo novo vem com instruções de utilização, sem dúvida uma ajuda.

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