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Desempeno de Rodas

Desempeno de rodas: Causas, Motivos e um Aviso Importante!

O que causa o empeno e quando realizar o desempeno das rodas?

As rodas são consideradas itens de custo alto para os veículos. Portanto, quando apresentam algum problema, é normal que o dono do carro pense primeiro em consertá-la ao invés de trocá-la. Se você já esteve com esta dúvida, já ouviu falar em desempeno de rodas, e certamente vieram algumas dúvidas como essas a seguir!

  1. Este procedimento é seguro?
  2. Como ocorre o desempeno de uma roda?
  3. O que deixa uma roda empenada?
  4. Será que vale mesmo a pena desempenar?
  5. Em quais casos desempenar?

Saiba que todas esses pontos são relevantes e merecem atenção especial. E a boa notícia é que temos a resposta aqui para cada uma das questões acima. Continue lendo para tirar estas e outras dúvidas no decorrer deste artigo.

O que causa o empeno das rodas?

As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. A falta de conservação das ruas e rodovias no país é um fator de alto risco para as rodas. Entre os causadores mais comuns, estão os buracos e a falta de asfaltamento. Essas são as maiores reclamações dos motoristas, e não é para menos… Pois muitos danos podem ser causados pelo impacto em buracos e por outras irregularidades da topografia.

Outros fatores que podem ser observados quando falamos em danos causados às rodas são: passagem brusca em quebra-molas ou tartarugas, e raspagem em meios-fios. Nesses quesitos, conta não apenas o cuidado na direção por parte do motorista, mas também a falta de sinalização clara. As consequências são inúmeras! Vão desde leves desgastes nas peças da suspensão e pneus até o empeno das rodas ou trincagem das mesmas.

Como identificar os danos nas rodas

Os danos causados às rodas podem ser estruturais ou estéticos. Os amassados internos são os mais difíceis de se identificar. Contudo, você pode observar o alinhamento pelo volante, já que ele costuma ficar prejudicado quando a roda é danificada.

Se o estrago na roda for grande, ele pode causar até a perda de controle do veículo. Danos maiores do que 5 mm já causam este descontrole e merecem atenção imediata e rápida condução do veículo com cuidado até a oficina. Mas em qual caso devo consertar a roda ou trocá-la? Saiba mais logo abaixo…

Quando devo fazer o desempeno das rodas?

Desempenar ou realizar outros reparos nas rodas pode ser uma boa saída para quem não quer gastar muito na roda que acabou de amassar. Contudo, alguns fatores influenciam nesta escolha; o tipo de dano causado na roda é um deles. E você sabia que o tipo da roda também conta bastante na escolha sobre o que fazer? Veja, a seguir, as diferenças entre os tipos da roda e a influência das suas características quanto ao conserto!

1. Rodas de aço

Mais populares no mercado, as rodas de aço são feitas deste material que tem como característica ser pesado e de difícil modelagem. Assim, elas são encontradas em poucos modelos e, geralmente, apresentam custo baixo. Portanto, se a roda empenada for de aço, não vale a pena fazer o reparo se o estrago for grande.

2. Rodas de liga leve

Já as rodas de liga leve são feitas de alumínio com a presença de também silício e ferro. Por terem mais alumínio, contudo, são bem mais leves. O ferro, por sua vez, confere a resistência da roda. Como característica, tem ainda a fácil modelagem. Por este motivo, são encontradas em uma variedade maior de modelos, o que faz com que varie seu preço também pelos diferentes apelos estéticos. Portanto, no caso destas rodas, o desempeno é muitas vezes mais vantajoso devido ao preço alto de rodas novas deste tipo.

No caso de você optar em fazer o desempeno, é importante conhecer os tipos de procedimentos. Continue lendo para entender sobre cada um e saber qual é o melhor para a sua roda.

Tipos de desempeno

Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica.

1. Desempeno por gabarito

O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda. O procedimento é seguido das etapas de torno, solda, balanceamento e diamantação.

2. Desempeno hidráulico

Diferentemente do desempeno por gabarito, no hidráulico, o procedimento é realizado com uma máquina à base de água e eletricidade. Esta máquina é composta por: fixação, pistão de desempenho e expansor. Esse processo é recomendado para correções de roda de liga leve.

E quando devo trocar as rodas?

Rodas empenadas podem ser reparadas com diferentes tipos de desempeno (como vimos acima). Contudo, outro problema nas rodas merece uma recomendação de troca devido ao risco que representa: as rodas trincadas. Qualquer fissura encontrada na roda deve ser analisada no tocante à segurança. Quando avaliadas positivamente para a realização de um reparo seguro, elas são preenchidas com uma solda especial.

O risco das rodas trincadas

Rodas trincadas oferecem grande chance de riscos ao motorista e aos passageiros do veículo. Quando reparadas sem a devida análise de segurança, podem apenas ser maquiadas e aumentar drasticamente o risco de acidentes. Pois uma roda trincada pode prejudicar o alinhamento do veículo, causar danos na suspensão e até nos freios.

Com capacidade de suportar cargas bastante pesadas, as rodas precisam estar intactas. Quando trincadas, principalmente de liga leve, as rodas têm a sua resistência prejudicada. O maior risco está quando as trincas são radiais, ou seja, estão no eixo da roda, perto da fixação dos parafusos. Por isso, se a roda do seu veículo apresentar trincos, o ideal é trocar, e não reparar. Esta é a recomendação geral das montadoras.

Atenção ao procurar por serviços de desempeno

Vem crescendo o número de relatos de pessoas que foram até um auto center procurando por serviços como balanceamento e alinhamento e, sem esperar, tiveram o diagnóstico de que a roda estava empenada. Tenha muito cuidado e procure sempre um auto center confiável. Pois é possível que você esteja sendo lesado. O motivo do empeno pode ter sido causado dentro do próprio auto center, de forma intencional, desse modo podem cobrar por mais um serviço.

Além disso, muitas vezes pela falta de conhecimento técnico, alguns profissionais mecânicos com má intenção fazem discursos exagerados sobre as rodas e sobre o serviço. Não acredite em tudo que você escuta na oficina, busque informações e, sempre que possível, uma segunda opinião sobre o estado das suas rodas. Lembre-se das indicações do fabricante sobre as peças em questão; saiba quais procedimentos são necessários; faça as revisões periódicas para evitar problemas que te levem para uma emergência.

Não se esqueça de realizar o alinhamento e o balanceamento após o reparo ou a troca das rodas. Esses são procedimentos indicados a cada vez que se mexe nos pneus, e após o desempeno também são necessários.

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