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Cambagem

O que é cambagem? Faz no alinhamento? Em quais carros?

Cambagem: quando é preciso realmente fazer esse serviço, e quando se trata de uma pi-ca-re-ta-gem da oficina de alinhamento

Pense nessa situação: você leva o seu automóvel para fazer o alinhamento. Depois de alguns minutos, o funcionário te chama e diz: ” será necessário fazer um serviço de cambagem no seu carro”. Aí, com a “pulga atrás da orelha”, você fica se perguntando: é preciso realmente fazer esse serviço extra ou se trata de uma ‘empurroterapia’?

A resposta é talvez sim, talvez não. De acordo o assessor técnico da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ricardo Dilser, nos carros atuais, a regulagem da cambagem é mais difícil de acontecer.

“Por outro lado, em geral, a cambagem fora das especificações é sinal de algum problema maior, como bandeja empenada ou algum outro componente com avaria, como pivô, buchas, etc”, alerta o assessor técnico.

O que é cambagem?

Cambagem ou camber é a medida referente à perpendicularidade da roda em relação solo. Quando as rodas estão com os ângulos de inclinação com 90° em relação ao piso, não é necessária a realização do ajuste do camber.

Porém, podem ocorrer duas deformidades que indicam que algo está errado: a cambagem positiva – quando a roda está inclinada para dentro do para-lamas; e a negativa – quando a roda está inclinada para fora do para-lamas (vide imagens abaixo). Nestes dois casos, é preciso levar o automóvel a uma oficina especializada para conferir os possíveis motivos dessa deformação.

Quando fazer o ajuste da cambagem? Todos os carros precisam fazer?

O assessor técnico da FCA, Ricardo Dilser, explica que se o ângulo de câmber estiver fora da medida, é preciso entender primeiro qual componente está comprometido. Em alguns carros podem existir pequenos ajustes (principalmente aqueles equipados com suspensão independente) sem a necessidade de se trocar nenhum componente. Em outros, a maioria deles, aliás, se a cambagem estiver fora da medida, tem algum componente comprometido na suspensão.”

Então, é muito importante verificar se o modelo do seu carro permite esse tipo de serviço. Você pode verificar essa informação por meio do SAC da fabricante (no final da matéria há uma lista com alguns modelos que permitem a realização da cambagem).

Segundo Diego Lazari, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi Brasil), “veículos que não dispõem desse sistema de regulagem de cambagem não devem se submeter a este serviço simplesmente pela oferta. A análise deve partir da verificação e ajuste dos demais componentes do conjunto da suspensão.

Um bom exemplo de modelos que não permitem o ajuste da cambagem são os veículos da Volkswagen produzidos no Brasil. Segundo a VW, “o único ajuste disponível na operação de alinhamento de direção é a convergência. Porém, pequenos ajustes no ângulo de cambagem do eixo dianteiro, há a possibilidade de deslocar o quadro auxiliar no sentido transversal”.

Esse ajuste, porém, é limitado pelas tolerâncias dos furos do quadro. E, devido a complexidade desse serviço, inclusive com o desmonte da manga de eixo e de vários componentes da suspensão, deve ser feito em uma concessionária da marca.

No caso dos automóveis comercializados pela Renault no Brasil, segundo a fabricante, nenhum de seus carros permite esse tipo de serviço.

É bom lembrar que, se a suspensão estiver fora dos ângulos máximos possíveis determinados pela fábrica, é porque tem algum componente com defeito na torre de suspensão, no amortecedor, ou outro componente. Então, não é um simples ajuste que vai resolver o problema, mas a substituição da peça defeituosa.

Identificando o desajuste do camber de maneira rápida e prática

Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa. Caso ocorra o contrário, desgaste na parte externa, então é cambagem positiva. Lembrando que ela tem que estar nula, 90 º em relação ao solo.

Dica da BSCAR:

Em automóveis não projetados para permitir esse ajuste, não deixe que resolvam esse desajuste na marretada ou no macaco hidráulico. Corrigir o efeito e não a causa pode provocar outros problemas. Um bom exemplo é o desgaste acentuado do rolamento da roda.

É preciso fazer o ajuste da cambagem no eixo traseira?

De acordo com Diego Lazari, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi Brasil), os veículos equipados com suspensão multilink e dispondo de regulagem de cambagem devem passar por análise durante o alinhamento preventivo.

Se as medidas do camber estiverem fora dos padrões estabelecidos pelo fabricante, esse ajuste deve ser feito. Lembrando que também é preciso verificar se não há outros componentes danificados.

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