Balanceamento
Ao dirigir, é importante estar atento para perceber caso o veículo apresente algum problema e precise ir a um mecânico para resolver esta situação. O alinhamento de carro, por exemplo, é um procedimento importante que deve ser feito regularmente.
Confira mais informações sobre esse procedimento, como é feito e quando é preciso procurar uma oficina para resolver essa situação!
Por que devo fazer alinhamento de carro?
O alinhamento do carro é importante para ajustar os pneus do veículo, uma vez que, quando eles se fixam em posições diferentes, podem causar problemas na direção. Além disso, deixa os passageiros desconfortáveis e menos seguros.
Rodar por muito tempo com um carro desalinhado pode fazer com que os pneus apresentem um maior desgaste e, principalmente, de maneira desigual. Afinal, isso faz com que o automóvel se esforce mais para um lado do que para o outro. Com o passar do tempo, reduz a vida útil da borracha.
Quando é preciso fazer esse procedimento?
Não existe uma regularidade definida, de modo que é preciso procurar um especialista caso identifique as seguintes situações:
- se notar que o desgaste dos pneus está desigual;
o veículo é puxado para um lado quando circulando em uma via reta e com pouco vento; - volante desalinhado, também ao circular em linha reta;
- dificuldade de retornar o volante depois de uma curva;
- quando a roda se choca com algum objeto grande na estrada;
- ao passar em um buraco de tamanho considerável;
- caso haja uma mudança na posição da suspensão.
Mesmo que não identifique nenhum problema, o alinhamento e o balanceamento, também, devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados.
Como acontece o diagnóstico?
Ao apresentar para o mecânico o problema do alinhamento de carro, será realizado um procedimento que é bastante simples.
Primeiramente, o profissional irá fazer testes para descobrir o grau de cambagem — ângulo de inclinação da roda, quando vista de frente para o veículo. Depois, ele irá verificar se há convergência entre os pneus— quando ambos estão voltados para o mesmo lado — ou divergência — quando cada um está virado para direções diferentes.
Existe um jeito fácil para que o motorista possa identificar a hora de fazer o alinhamento do carro: em uma via com pouco trânsito, acelere até atingir aproximadamente 60km/h e freie o carro até que ele pare. Se o volante “puxou” para um dos lados sozinho, é praticamente certo de que chegou a hora do alinhamento. ?
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